Thaiza Hortegal , deputada estadual do Maranhão

Veja a trajetória da deputada maranhense em Progressistas nos Estados

Publicado em 25/06/2021 14:02 - Atualizado há 3 meses

Thaiza Hortegal é médica pediatra, formada em 2011. Filha de Almiralice Alves de Aguiar e Dr. Talvane Hortegal,  natural de Santarém (PA), mas criada desde pequena no Maranhão, terra onde firmou raízes e construiu sua vida profissional e política pautada no contato direto e atenção aos cidadãos maranhenses, principalmente, nas regiões da Baixada Maranhense e do Baixo Parnaíba. Como médica, desenvolveu um trabalho de assistência especial na área da saúde, com foco na humanização e estruturação dos serviços públicos de saúde.

Em 2018 foi eleita com mais de 51 mil votos, se tornando a primeira mulher mais votada em Pinheiro (MA) e conquistando dezenas de cidades do Maranhão. Foi diretora administrativa do Hemomar (2015), dirigiu o Materno Infantil de Pinheiro (MA) (2012), idealizou e implantou o Programa Alô Bebê (2018), hoje em pleno funcionamento na região, voltado para assistência materna e neonatal, reduzindo drasticamente o índice de mortalidade neonatal.

Como deputada estadual, a médica Dra. Thaiza trabalhou voluntariamente na linha de frente de combate a COVID-19 no Hospital Antenor Abreu, em Pinheiro, implantando um protocolo de ação que, junto com as medidas da gestão de Luciano Genésio (PP), teve o reconhecimento da OPAS/OMS, após visita de técnicos e especialistas ao município. 

Além de forte atuação na saúde pública, com destinação de emendas, novas ambulâncias, aparelhos de exames, leitos e novas unidades de saúde, Dra. Thaiza coleciona conquistas na infraestrutura e educação, através dos pedidos atendidos junto ao Governo do Maranhão. 

A deputada também trabalhou em defesa da reestruturação de barragens, comandando a Frente Parlamentar para Fiscalização das Barragens e Comportas,  conquistando melhorias e chamando a atenção das autoridades para a situação de barragens como a do Rio Pericumã. É a única deputada na luta por melhorias das embarcações de ferry-boat que fazem a travessia entre a capital e a Baixada Maranhense. 

"Meu trabalho pelo Baixo Parnaíba e Baixada Maranhense é motivado em tornar sonhos em realidade, com foco em projetos na saúde, infraestrutura e educação, que se dedicam em transformar vidas", resume a deputada.

Possui 5 (cinco) leis de sua autoria em vigor atualmente no Maranhão, entre elas a que institui diretrizes para a Política Estadual de Proteção dos Direitos dos Autistas (nº 11.379/2020), a que obriga a presença de Kit de Primeiros Socorros nos ferry-boats (nº 11.148/2019), a que institui o Dia Estadual em Memória às Vítimas de Trânsito (nº 11.143/2019), a que obriga bares, restaurantes e similares, fornecerem água filtrada para consumo gratuitamente (nº 11.211/2020) e a lei que veda a nomeação em cargos públicos de condenados por crimes de feminicídio, pedofilia e homofobia (nº 11.353/2020).