Acesse nossos conteúdos exclusivos!

Progressistas nos estados: Dionísio Lins do RJ

Progressistas nos estados: Dionísio Lins do RJ

Dionisio Lins é nascido e criado no subúrbio do Rio de Janeiro, onde vive até hoje. Botafoguense e Benemérito das Escolas de Samba Portela e Império Serrano, iniciou sua carreira no parlamento como vereador em 2005, na Câmara Municipal carioca, onde ficou por dois anos. Nas eleições de 2006, elegeu-se deputado estadual e passou a integrar o corpo de parlamentares da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Filiado ao Progressistas (antigo PP), desde a juventude, Dionisio exerce seu quatro mandato na Alerj. Atualmente, é líder do partido, presidente da Comissão de Transportes da Casa e integra outras comissões permanentes, como a do Trabalho, da Ciência e Tecnologia, de Minas e Energia e de Economia, Indústria e Comércio.

Antes de chegar ao parlamento, Dionisio foi presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ), onde priorizou o combate aos táxis piratas e criou o selo “Ande de Táxi Legal”, dando maior segurança aos usuários do serviço. Com o apoio da Corregedoria do Detran-RJ organizou inúmeras blitzes na cidade, retirando das ruas quase mil táxis que rodavam na clandestinidade.

Ao longo de mais de quarenta anos de vida pública, tendo exercido também a presidência da CTC e cargos de direção na CODERTE, no DETRO e na SERVE-RJ, Dionisio é reconhecido no parlamento principalmente pela sua atuação em defesa do transporte público, da mobilidade urbana, da garantia dos direitos dos taxistas e trabalhadores do sistema público de transportes em geral.

Além disso, como deputado, também tem atuado diretamente na defesa dos animais e no fortalecimento da cultura popular, em especial, do samba, bem como do sistema público de assistência social. O mandato é historicamente voltado para o apoio às comunidades populares, no sentido de levar cidadania e dignidade às áreas mais vulneráveis, sobretudo, do subúrbio carioca, onde o deputado concentra maior parte de sua atuação. Entre 2007 e 2020, foram mais de 250 leis aprovadas na Alerj, pelo parlamentar, que buscam essa finalidade.

Em 2022, Dionisio completará 16 anos de Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, promovendo um trabalho que tem como objetivo proporcionar uma qualidade de vida mais justa a todos, através do acesso a serviços públicos qualificados e da implementação de melhorias das quais o cidadão fluminense necessita.

Informações do post
Siga-nos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *